Título: O Que é Amar a Verdade?
Autor: Leone Alves
Páginas: 126
Ano: 2015
“Quando o pensamento da pessoa é gerado pelo sentimento, ela tem como verdade o que vai ao encontro aos seus amores e interesses. Quando o pensamento da pessoa é gerado pela razão, ainda que tal pensamento seja contra a própria pessoa, ela pensa conforme a verdade.“
Sinopse
Que todos os pensamentos do homem são gerados pela crença ou
pela lógica (razão) não é novidade, porém o livro “O Que é Amar a Verdade?” é
o primeiro estudo científico que apresenta a crença como um pensamento
gerado pelo mau exercício da inteligência.
A crença rejeita a lógica e vice-versa. Quando se pensa usando a
lógica, se é capaz de encontrar falhas até no próprio pensamento.
O amor pela verdade é a ação da inteligência na busca da lógica, o
pensamento lógico é aquele que não se contradiz em si mesmo, nem com
os acontecimentos relacionados.
Quando o pensamento é gerado pela crença a pessoa só aceita como
verdade as conclusões que não contrariam a sua crença.
Se crença fosse fato, não seria crença, seria fato, porém devido ao
mundo todo ser crente nunca se havia constatado que todo pensamento
crente é gerado pelo mau exercício da inteligência.
Para uma mentira nascer, ela precisa de um pai (um criador) e para
ela sobreviver, é necessário que exista o crente.
A mentira precisa do crente, a verdade precisa da constatação.
O mundo todo sempre pensou que a Bíblia fosse um livro religioso,
no entanto, a sua escrita deixa claro que ela é um livro filosófico e que a
filosofia bíblica apresenta a crença como um mal.
Minha Opinião Sobre O Que é Amar a Verdade?
A resenha de hoje será um pouquinho diferente. O livro O Que é Amar a Verdade?, de Leone Alves foi um grande desafio para mim, pois é bem diferente dos livros que estou acostumada a ler. Este é um livro filosófico que traz uma nova visão sobre a religião e sobre a Bíblia.
Durante alguns anos da faculdade, me deparei com muitos textos de filósofos e estudiosos, e mesmo a leitura sendo muito mais difícil, sempre me interessei em conhecer o olhar desses autores. A proposta de parceria com o Leone foi bastante desafiadora, já que havia muito tempo que não lia nada voltado para a filosofia.
Aos muito religiosos, não pense que o autor escreveu um livro buscando apedrejar Deus, Cristo ou qualquer outro personagem ou história bíblica. Este livro mostra uma visão bem mais racional do que Deus quer para nós e o que Jesus tentou (tenta) ensinar.
Ele nos leva a refletir sobre as atitudes que tomamos. Será que estamos conscientes do que decidimos em nosso dia a dia? Será que não achamos estar cientes de toda a situação, mas no fundo estamos sendo movidos apenas pelo sentimento deixando nossa inteligência de lado?
E a partir dessas e outras reflexões, o autor nos leva a ter uma nova visão do que está realmente Deus quis nos passar, nos seus ensinamentos contidos na bíblia. A visão de que o próprio Deus quer que usemos o pensamento lógico e inteligente para tomar nossas decisões.
Este livro é bastante polêmico, mas trata o assunto com muito respeito e sem exageros. Suas palavras e pensamentos ali descritos não ofendem à sua crença, apenas mostra uma visão diferente e posso dizer que até mesmo complementar, em alguns momentos, o que você já conhece sobre os ensinamentos bíblicos. Difícil julgar, mas com certeza é um livro que expande sua mente para enxergar, de outro ângulo, tudo aquilo que você já conhece.
Participe!
Espero que tenha gostado da resenha. Se quiser conhecer mais o autor, fizemos um cantinho especial para ele aqui no blog. Se ficou curioso, compre o livro (aqui ou aqui) e ajude a divulgar nossos autores nacionais. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.
Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.
Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha do livro A Cabeça do Santo, de Socorro Acioli.
Um abraço e até o próximo post. 😉
Escrito por: Taísa Ferreira Dias
© 2017, Taisa Ferreira Dias. All rights reserved.