o morro dos ventos uivantes destaque Sala Literária
Curiosidades

Adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes para o cinema

24 de agosto de 2016



O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura estrangeira. Escrito em 1847 por Emily Brontë, seu único romance, foi adaptado para o cinema diversas vezes, desde o cinema em preto e branco até o mais recente em 2011. Neste post, você encontrará um resumo das adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes para o cinema com a data de estreia e mais informações.

morro dos ventos uivantes adaptação 1920O Morro dos Ventos Uivantes de 1920

Provavelmente essa é a primeira adaptação do romance de Emily Brontë e também a mais fiel ao livro, mostrando claramente a relação de amor e ódio dos personagens, além de suas características marcantes e sombrias descritas no livro. O Brontë Personage Museum ainda procura uma cópia do filme mudo, sendo até hoje encontrado apenas o roteiro e algumas fotos originais dos bastidores. Nessa adaptação Milton Rosmer interpreta Heathcliff e Colette Brettel interpreta Catherine.

o morro dos ventos uivantes adaptação 1939O Morro dos Ventos Uivantes de 1939

Nessa adaptação apenas dezesseis capítulos foram trabalhados, sendo que o livro é composto por trinta e quatro capítulos tornando a história simplificada e faltando cenas importantes. Além disso é uma versão muito romantizada que acaba tirando a essência sombria de Heathcliff e Catherine.

Nessa adaptação Laurence Oliver interpreta Heathcliff e Merle Oberon interpreta Catherine. Neste link você pode conferir um trecho do filme e abaixo o Trailer do filme.


o morro dos ventos uivantes adaptação 1970O Morro dos Ventos Uivantes de 1970

Essa é uma das adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes que se apresenta bem fiel à história do livro, porém apenas a história de Heathcliff e Catherine é ressaltada na história ignorando os demais personagens da segunda geração (Hareton, Cath e Linton). Por não conter esses personagens da segunda geração, muitas cenas foram retiradas e outras modificadas.

Não encontrei o trailer dessa adaptação de 1970, mas deixarei um pequeno vídeo com algumas cenas do filme.

o morro dos ventos uivantes adaptação 1992O Morro dos Ventos Uivantes de 1992

Das versões atuais essa é uma das que melhor se iguala ao livro. Com um clima mais pesado e intenso como no livro de Brontë. Os personagens estão representados como os do livro, principalmente Heathcliff que é sombrio e implacável, mas infelizmente ainda sendo ignorada uma de suas características, que é a cor morena da pele. O filme apresenta algumas distorções cronológicas, mas se mantém fiel às falas.

Nessa adaptação Ralph Fiennes interpreta Heathcliff e Juliette Binoche interpreta Catherine. Abaixo você pode conferir o Trailer.


o morro dos ventos uivantes adaptação 1998O Morro dos Ventos Uivantes de 1998

A versão de 1998 é uma das adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes que também não deixa a desejar sendo bastante fiel ao livro, tanto nas falas quanto na cronologia do livro. Nessa adaptação Heathcliff é interpretado por Robert Cavanah e Catherine é interpretada por Orla Brady.

Infelizmentente não encontrei nenhum trailer dessa adaptação, mas deixo abaixo um vídeo com alguns momentos do filme.


o morro dos ventos uivantes adaptação 2011O Morro dos Ventos Uivantes de 2011

Essa é uma das adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes mais diferenciada do filme. Enquanto as demais seguem um estilo hollywoodiano, esse filme destaca o ambiente sombrio e pesado descrito no livro. Outro fator que difere esse filme dos demais é a forma em que as cenas são gravadas com movimentos da câmera e a falta de uma trilha sonora dentro do filme. O Heathcliff dessa versão é bem retratado tanto no aspecto físico, já que no livro Brontë o descreve como “uma criança morena, suja, esfarrapada e cigano”, quanto na personalidade, o que para quem leu o livro faz grande diferença na história.

Nessa adaptação James Howson interpreta Heathcliff e Abbie Cornish interpreta Catherine. Abaixo, o trailer do filme adaptado em 2011.

Algumas adaptações para a TV

O Morro dos Ventos Uivantes (1958)

o morro dos ventos uivantes 1958

O Morro dos Ventos Uivantes (1967 – adaptação brasileira)

o morro dos ventos uivantes 1967

O Morro dos Ventos Uivantes (2009)

o morro dos ventos uivantes 2009

Kate Bush fez uma canção baseada na história do livro, em 1978, onde a letra retrata a visão de Catherine. Deixarei logo abaixo o vídeo com o clipe legendado dessa música.

O fato é: nenhuma das adaptações acima foram 100% iguais ao livro. Muitas cenas faltando, mudança de personalidade nos personagens, mudanças de falas, algumas versões não seguiam a cronologia do livro.

Veja as adaptações feitas, decida qual lhe agrada mais e depois conta pra gente qual você mais gostou.

Se você já assistiu alguma dessas adaptações comente aqui no blog. Será muito importante para nós e para outros leitores a sua participação.

Escrito por: Taisa Ferreira Dias



© 2016, https:. Todos os direitos reservados.

Apenas usuários registrados podem comentar.

  1. Acredito que a versão que em termos de características de ambiente e descriação física e emocional dos personagens que mais se assemelha com o livro é a versão de 2011.Isso na minha humilde opinião. Apesar de não ter retratado no filme uma das partes mais interessante do livro quando após a morte da a da personagem Catherine o personagem Heathiclf sofre de alucinações e perturbações de seu espírito vindo perturba-lo na janela.Seria muito interessante ver isso no filme que pra mim terminou incompleto por isso.

    1. Olá Sandra!
      Concordo com você! Esperava ver as alucinações de Heathcliff também, mas infelizmente…
      Também queria que a morte dele (a expressão dele descrita no livro) tivesse sido retratada. Acho que se fizerem uma nova adaptação hoje com mais fidelidade ao livro faria muito sucesso!
      Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *