Curiosidades

8 Dicas Para Comprar Livros na Black Friday

23 de novembro de 2016



Black Friday chegando e a ansiedade só aumenta. Durante o ano todo esperamos essa data com a esperança de conseguir um preço melhor no produto que tanto queremos. Mas nos últimos anos a Black Friday tem se tornado um verdadeiro pesadelo para diversos brasileiros, principalmente para nós leitores.

Por isso, decidi compartilhar com vocês algumas dicas que utilizo na hora de comprar qualquer produto, inclusive na época da Black Friday. 

Quero reforçar, que estou colocando aqui coisas que normalmente eu faço para não ter dor de cabeça, mas essas não são as únicas formas de se prevenir. 

 

1. Sites comparadores de preço

Hoje existem diversos sites que ajudam você a comparar o preço dos produtos que estão disponíveis nas lojas. Por exemplo, você está interessado em comprar o livro X. Você joga o nome do livro na barra de pesquisa desses sites e eles irão buscar nas lojas virtuais os preços que elas disponibilizam e compará-los.

Particularmente eu gosto de usar o Buscapé, talvez porque estou mais acostumada e acho ele mais organizado, mas existem diversos outros como o JáCotei, o Zoom e o Busca Descontos.

                   buscapebusca-descontos                                     jacotei zoom

 

2. Pesquise sobre as lojas

Loja virtual é o que mais tem e muitas vezes ficamos perdidos sem saber se determinada loja, que está com bom preço, é realmente confiável.

Para você saber se é confiável ou não você pode recorrer ao Reclame Aqui. Lá é possível encontrar reclamações e saber se os problemas foram solucionados.

reclamea qui

Se mesmo assim ficar desconfiado, procure lojas que você tenha hábito de comprar. Normalmente, meus livros são comprados na Americanas, Submarino e na Saraiva. São três lojas que nunca tive problemas.

 

3. Fique atento aos fretes

Hoje os fretes não são muito caros e diversas lojas chegam a colocar até frete grátis nos produto. Mas aí chega a Black Friday. Os preços dos produtos caem, mas os fretes ficam absurdos. Tome muito cuidado antes de finalizar a compra. Talvez uma loja que não esteja com desconto tão bom assim vai estar valendo mais a pena.

 

4. Pergunte em grupos

No caso de compra de livros, você pode partir para o boca a boca mesmo. No Facebook existem grupos sobre livros que permitem que você pergunte aos demais integrantes qual a experiência deles com determinada loja. Dessa forma você saberá de um número maior de pessoas se deve ou não comprar naquele site.

Obviamente, cada caso é um caso, mas você tem muito mais chances de não ter dor de cabeça com uma loja muito bem recomendada do que com uma mais ou menos ou sem recomendação.

 

5. Dê uma olhada antes

O ideal é que isso seja feito com no mínimo um mês de antecedência, mas ainda falta um tempinho e você pode dar mais uma olhada. É sempre bom verificar as variações de preço ao longo do tempo para que o produto não vá subindo de preço gradativamente e você acabe sendo prejudicado.

Alguns sites não esperaram a sexta-feira e estão dando descontos em alguns livros essa semana, como a Submarino, Livraria da Folha, Fnac e a Amazon.

 

6. Confira se a loja não é falsa

O site da Receita Federal disponibiliza para você um espaço para pesquisar, através do CNPJ, se aquela loja que você irá comprar é verdadeira e está devidamente registrada.

Normalmente você encontra o CNPJ no rodapé da loja virtual.

 

7. Selo de Site Blindado

Procure nos sites pelo selo abaixo. Nele você poderá clicar e ver se o site em questão está protegido contra ataques de hackers.

logo_siteblindado12

selo-de-site-bloqueado

 

8. Selo Black Friday Legal

black-friday-legal-e-selo-que-atesta-promocoes-sem-irregularidades-durante-dia-de-ofertas“É um programa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) que tem como objetivo criar um ambiente de confiança e promover as boas práticas no e-commerce durante o período da Black Friday, data promocional mais esperada do varejo.

Além de emitir o Selo Black Friday Legal 2016 às empresas participantes do programa, a camara-e.net também capacita as lojas virtuais para que possam se preparar melhor para a data promocional.” Fonte: site Black Friday Legal 2016.

No site você pode ver todas as empresas que estão participando do selo.

 

Muita calma nessa hora!

Sabemos que na Black Friday temos a oportunidade de conseguir um super desconto. Mas se vocês está suspeitando que a “esmola” está demais, então não arrisque. Este é o momento perfeito para algumas lojas abusarem da sua confiança. e pior, para pessoas mal intencionadas roubarem seus dados. Por isso, não realizem as compras em computadores onde mais pessoas, e principalmente que você não confie, tenham acesso. Pense bem antes de tomar a decisão de comprar e avalie seu bolso. Não é porque tem descontos que você obrigatoriamente precisa comprar.

Mesmo que não consiga comprar agora, hoje a maioria das lojas oferecem descontos todos os meses (e alguns dignos de Black Friday) e também cupons de desconto. Talvez em outra oportunidade você conseguirá um preço melhor.

Espero que essas dicas ajudem vocês na hora das compras. Se você tem alguma outra dica, deixe nos comentários e ajude mais pessoas a terem um bom Black Friday. Lembrando que essas dicas servem para qualquer época do ano.

Fique sempre atento e boas compras!

Escrito por: Taísa Ferreira



© 2016, https:. Todos os direitos reservados.

Apenas usuários registrados podem comentar.

  1. Dicas essenciais pra quem quer aproveitar não só a Black Friday, mas qualquer campanha promocional. Acho que é importantíssimo, além de saber sobre os preços que o produto geralmente tem, se a loja é confiável. Não sabia disso de testar na RF se é falsa ou não, curti muito as dicas <3

  2. Oiii!!
    Gostei bastante das suas dicas. Geralmente eu faço comparações também, mesmo quando não é black friday. Nessa black a única coisa que eu comprei foi o meu kindle. Tem um outro site que aparece se a oferta é verdadeira ou não. Ele se chama Promobit. Eu recomendo.
    Beijos

  3. Olá!
    Acho que nessa Black Friday teve muitos descontos legais por conta de grande lojas, o que foi bem legal porque consegui comprar vários livros que estava querendo há muito tempo. Acho que consegui comprar alguns que valeram a pena.
    Beijos.

  4. Leitora compulsiva presente! Tem noção do que é uma leitora pobre, sem grana nenhuma no final do mês e louca querendo comprar tudo? Eu mesma. Comprei 4 livros sem poder, mas eu sou totalmente receosa pra comprar em alguns sites, então eu me limito aos que eu conheço. Todas as minhas compras foram na Submarino, porque é o site que tenho melhor experiência. Saraiva eu corro, odeio! Adorei suas dicas, mas acho que eu devia ter lido esse post antes hahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

  5. Gostei das dicas, pena que a Black Friday já passou, mesmo assim eu estava sem grana para comprar nada mesmo, (risos e choro também)
    Mas vou anotar para compras futuras. Comparar preços é essencial apra comprarmos qualquer coisa.

    1. Oi Mairton!
      Na verdade, essas dicas podem ser usadas em qualquer momento que você for comprar e não só na Black Friday.
      Boas comprar!

  6. Oi, tudo bem?
    A black friday já passou, mas achei seu post ótimo, porque você trouxe dicas muito boas mesmo. Bom, eu confesso que não usaria as dicas porque parei de comprar livros por algum tempo, mas parabéns pelo post.

    Beijos :*

  7. Sou velha de guerra e já estou calejada de black friday! Mas é sempre bom ver dicas. Esse ano adquiri apenas livros nacionais e mal espero para que eles cheguem em casa! Abraços

  8. Oii!
    Adorei as dicas, acho que muitas pessoas precisam prestar atenção na Black Friday! Em primeiro lugar, quem compra livros, por exemplo, regularmente, sabe que não é sempre que uma promoção compensa se a gente esquecer do frete ou se a própria loja só der alguns centavos de desconto. Achei o post sensacional e muito informativo! Vale a pena passar para as amigas para todo mundo ficar ligado nas dicas 🙂
    Eu, particularmente, passei a sexta feira varando a internet atrás de preços bons e posso dizer que encontrei várias coisas que valeram a pena! 🙂
    Beijos!

    http://www.beyondbluedoors.com

  9. Olá!
    Amei as dicas!! Não só para a black friday, o buscapé é meu melhor amigo para comprar livros o ano todo hahaha e eu passo meses vendo o preço dos livros que vou comprar na BF pra ter certeza de que o desconto vale a pena. Comprar livro com preço bom é uma arte hahaha mais uma vez, um post de utilidade pública!
    Beijos,

    Luana

  10. Oi!

    Sou velha já e já sabia dessas dicas, mas elas são muito necessárias para quem ainda é leiga na black fraude, ops, friday HAHAHAH tem que pesquisar muito, conhecer as lojas, pra não cair em furada. Parabéns pelo post!

    beijos 😀

  11. Olá!
    Suas dicas são valiosas e uso todas, quando vou comprar algo.
    Eu tenho o costume sempre de ficar anotando os preços antes e vi que nos últimos 10 dias, todos os livros subiram – que estava acompanhando – e ‘abaixaram’ para o preço que estava há 20 dias e muitas pessoas acharam que a ‘promoção’ existia.
    O frete também é outro problema. Uma loja que costumo comprar estava com o frete abusivo! um livro de 10 reais estava com 20 reais de frete, ou seja, desconto cadê você?
    Vou salvar essa postagem e mandar pros azamigos.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

  12. Oie, tudo bem? Gostei muito das dicas! Geralmente é o que faço em épocas de promoção. A BF já passou, mas a dica vale também para aquelas promoções de natal e/ou começo de ano. Comprei bem pouco ontem, mas valeu super a pena.
    beijos

  13. Olá!! 🙂

    Eu adorei ler as dicas, a maioria conhecida por mim, claro! 🙂 Ainda bem que existem assim posts de prevenção e cuidados para a Black Friday!! 🙂 ahah

    PAra ela e também para outros momentos promocionais de grande escala! 🙂 E verdade, há muitas farsas e enganos, que nos levam a prejudicar-mo-nos na fúria de descontos! 🙂 hehe

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  14. Olá, Taísa.
    Essas dicas são muitos úteis e é preciso ficar mesmo atento para não acabar comprando que só parece barato.
    Sites que comparam preços são uma mão na roda em épocas como essa. Eu sou muita atenta ao preço do frete. Há vez\es em que o frete fica mais caro que o produto! Aí não dá!
    Abraços.

  15. São ótimas dicas e devem servir não só para a black friday mas para todas as vezes em que se for fazer uma compra, seja em loja física ou virtual. Eu não costumo comprar em sites que eu não conheça, só compro nesses principais mesmo (Submarino, americanas, amazon) fora isso só se for site de livraria.

  16. Olá

    Eu amei seu post e até fiz um parecido em meu blog. Temos muita coisa boa na Black friday, mas também muita enganação, sendo que a principal é aquela coisa de tudo pela metade do dobro … o livro barato e o frete um absurdo.

    Vemos também uma coisa do livro aumentar muito de preço antes do dia para dar a falsa ilusão de um livro com desconto. Acho até legal que o procon está em cima das lojas através do selo que você mostrou em cima

    Beijos

  17. Olá! Apesar de todo ano fazer compras na Black Friday, é sempre bom ver dicas de outras pessoas, pois sempre aprendemos coisas novas ou somos lembrados de certos cuidados. Obrigada pelas dicas 😉

  18. oie, são realmente otimas dicas que vão ajudar muito quem quer comprar. Eu não serei uma participante da blackfriday pois sou deficiente visual, só leio ebooks e estou cheia deles aqui, mas sei que muita gente está se programando e seu post foi maravilhoso, parabéns.

  19. Ola
    Eu estou curiosa para conferir as promoções, apesar de que sei que preciso me controlar, infelizmente rs. Adorei suas dicas e sei tem algo que eu faço muito é comparar preços, e isso nao é so com livros. Precisamos nos ater mesmo sobre as informações das lojas, se são confiáveis e afins. E claro, ter paciência é fundamental..
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com

  20. Olá!!!
    Ótimas dicas do seu post..sempre comparo preço pelo Buscape,não conhecia os outros e já salvei aqui pra compras futuras ^^ Faço todas as minhas compras no site da Saraiva pois tenho a opção de entregar na loja e não pagar frete o que não acontece com o Submarino,o frete aqui pro nordeste é lascando da em media de 30 a 50 reais,apesar de promoções muito boas não compensa pra mim o frete =/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sua-espera-abbi-glines.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *