♫ O Som das Palavras: Extraordinário ♫



Olá leitores do Sala Literária! Estou abrindo aqui no blog, um espaço para a música, O Som das Palavras. Por que? Pois além dos livros adoro música, filmes e séries (que também terão um cantinho para eles em breve) e assim como os livros quero compartilhar com vocês meus gostos musicais e principalmente um pequeno hábito que tenho após ler um livro.

Sempre que finalizo uma leitura procuro músicas que falem sobre o tema. Por exemplo: se acabei de ler um livro que fala sobre o amor de duas pessoas, procuro músicas que falam sobre isso. Se leio um livro que fala sobre família, escuto músicas que falam sobre isso. Se leio um livro que fala sobre drogas, escuto músicas que falam sobre e assim por diante. Vocês também tem esse hábito ou somente eu? Comente aqui que eu quero saber porque nunca encontrei ninguém que fizesse isso. Não consigo escutar música durante a leitura, mas depois é essencial! Claro que livros ainda serão o foco do nosso blog.

Bem, esse quadro aqui no blog vai funcionar da seguinte forma: vou trazer um livro que já li e vou mostrar para vocês quais músicas senti que mais combinam com o livro ou que ao menos falem do assunto. Saibam que as músicas que vocês irão escutar abaixo são as que eu estou escutando no momento. Vamos lá então? Não se esqueçam de me contar o que acharam do post quando terminar, ok?

 

Livro escolhido:

Extraordinário, de R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

 

Dentre tantos assuntos que a autora trata dentro do livro a discriminação e o bullying são fortes e os principais. Por isso o tema das músicas hoje será o bullying. Tentei encontrar músicas brasileiras que falassem sobre o assunto ou que falasse sobre a superação, mas não encontrei. Se você lembrar de alguma compartilhe comigo que vou adorar conhecer!

 

Mean – Taylor Swift

 

Beautiful – Christina Aguilera

 

Firework – Katy Parry

 

Who Says – Selena Gomes

 

Esse aqui é um extra. Não sei se vocês conhecem, mas esses dois garotos foram super corajosos e criativos. Foram capazes de compor uma música super cheia de significados falando do bullying que sofriam na escola. Assistam! É muito lindo!

 

Bullying é um assunto muito sério e o livro da R. J. Palacio trás o assunto de forma muito clara e interessante. Se ainda não leu o livro fica a minha recomendação!

Espero que tenham gostado do post. Deixe sua opinião aqui para que eu possa saber o que você achou além de recomendações de outras músicas!

Até a próxima!  😉 

 

Escrito por: Taísa Ferreira



© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

17 thoughts on “♫ O Som das Palavras: Extraordinário ♫

  1. Olá!
    Ameeei o espaço reservado pra música no blog, músicas e livros tem tudo a ver um com o outro <3 já li Extraordinário e a playlist tem tudo a ver, Firework então! Devia estar na trilha sonora do futuro filme hahaha
    Vou aguardar as próximas já!
    Beijos,

    Luana

  2. Eu não tenho o costume de ficar relacionado minhas leituras com as músicas, apesar de achar isso um máximo. Já conheço as músicas que você escolheu, e devo dizer que combinaram bastante, mas nada é tão sensacional quando tô o vídeo do final. Lágrimas junto com os jurados por esses dois garotos. Adorei.
    Bjim!
    Tammy

  3. Oi, ainda não li extraordinário, então não sei dizer bem quais músicas acho que se encaixariam com o livro, mas das que você mencionou, acho a firework, da kathy perry lindíssima.

  4. Oie…
    Adorei a ideia dessa coluna… É de fato muito original! E, é claro, quero ver novos posts por aqui 🙂
    EXTRAORDINÁRIO é um livro muuuito bom e a autora fez trabalho incrível ao falar sobre o bullying, que infelizmente, é muito comum nas escolas hoje em dia. Achei as músicas bem legais e essa da Katy Perry é sem dúvida uma das minhas faoritas.
    Beijos

  5. Olá, tudo bem?
    Realmente o livor trata muito bem deste tema Bullying em suas páginas, deixando tudo melhor de ser acompanhado. Adorei a playlist que você pesquisou de músicas falando do tema, e adorei mesmo o último video. Até salvei em meu canal para ver com mais calma depois.

  6. Oi Taísa, tudo bem?
    Que hábito interessante esse que você tem, haha. Já li Extraordinário e devo dizer que as músicas que você destacou realmente combinam com o bullying, especialmente o Firework! Não costumo fazer isso pois normalmente só escuto rock ou metal e é difícil encontrar temas tão diversos nesse tema. Enfim, adorei a postagem e já estou ansiosa pela próxima, muito bacana essa ideia! 🙂

    Beijos! ♥

  7. Não conheço ninguém que tenha o mesmo hábito que você… Rs… Mas achei muito legal essa sua ligação com a música, a minha é praticamente nula, então dificilmente pensaria em algo parecido. Das músicas que você selecionou minha favorita foi a extra! *-*

  8. Eu nunca li este livro =/ não sei porquê.
    Já adorei sua playlist que começa com a diva das divas Taylor Swift <3 Essa mulher é minha inspiração!
    Gostei das outras músicas escolhidas também, conheço quase todas. =)
    Eu não tenho este costume de relacionar os livros e as músicas, até porque estou tão sem tempo que não consigo nem mais ouvir músicas ou ficar por dentro das novidades, rs

    Continue com os posts, adorei!

    Vícios e Literatura

  9. Oie! Tudo bem?

    Eu já escutei duas músicas que você citou no post, as outras eram novidades! Amei a sua nova coluna e da sua mania de procurar e escutar musicas que falem sobre algo do livro que você estava lendo, eu não tenho essa mania e dificilmente escuto musica quando leio, até por que o volume fica no alto, ou seja, não consigo me concentrar em nada a não ser na música! kkk Sobre o livro, quero muito ler e assistir ao filme também, todas as resenhas e criticas que li foram maravilhosas!*–*

    Bjss

  10. Extraordinário, na minha opinião, deveria ser leitura obrigatória nas escolas e discutido a fundo. O Bullyng precisa ser banido e acredito no poder da literatura como veiculo para banir essa mal.
    Gostei da sua seleção de músicas, embora não conhecesse a maioria, mas isso não significa muita coisa, uma vez que quase não ouço nada em inglês.

  11. Olá, tudo bem??

    Eu ainda não li extraordinário, mas sou completamente doida pra conhecer! Conheço bem a história pois já li vááááárias resenhas… Amei todas as músicas que você escolheu, já as conhecia e amo todas! Inclusive, estão realmente bem dentro da proposta do livro

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

  12. Olá
    Eu também amo músicas e vivo atrás de novidades. Das faixas que você comentou, eu sempre gostei muito de Firework e gosto de Who Says. Taylor <3 Anei o vídeo que você colocou no extra!!
    Beijos, F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *