Um Ano Sabático, de Renata R. Corrêa [Primeiras Impressões]

Título: Um Ano Sabático

Autora: Renata R. Corrêa

Páginas: 264

Ano: 2017

 

 

Sinopse

Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero.

No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.

Skoob | Amazon

 

 

Resumo

Em Um Ano Sabático conhecemos a história de Rafaela, uma fisioterapeuta que se dedica extremamente ao trabalho e se sente cada vez mais cansada e sufocada com essa vida que está levando. Ao chegar ao trabalho depois de uma péssima noite de sono, Rafaela acaba desmaiando no escritório de Rita, sua chefe e levada ao hospital onde os médicos realizam uma série de exames constatando que Rafaela tem Síndrome de Burnout. Agora ela precisa seguir as recomendações médicas e sua vida terá que mudar completamente.

 

Minhas Conclusões sobre Um Ano Sabático

Os 5 primeiros capítulos da história de Rafaela já me tocaram de um modo especial. Me identifico com a personagem diante do que ela está passando. A pressão que exercemos sobre nós mesmos em busca de uma perfeição profissional, faz com que estejamos cada vez mais exaustos. No caso de Rafaela, a autora retratou um caso extremo onde nem mesmo o próprio corpo consegue manter aquela rotina e o stress.

A escrita da autora é leve e os diálogos são sem floreios, apenas é dito o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo esses diálogos, principalmente vindos da protagonista, conseguem emitir o humor e o estado de espírito dos personagens.

Foi super interessante que a autora tenha escolhido o tema Síndrome de Burnout para tratar em seu livro e até a leitura dele eu nunca tinha ouvido falar da síndrome, apesar de conhecê-la muito bem. Para quem não conhece,  “A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico […] e sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.” (Fonte: site Drauzio Varela)

Infelizmente muitas pessoas apresentam essa síndrome e a autora trouxe de forma clara, nessa história fictícia, a demonstração do que a Síndrome de Burnout pode mudar na vida de uma pessoa.

Vou finalizar o livro e volto aqui no blog para contar para você o que achei dele como um todo, mas até o momento não consigo tirar a história da minha cabeça.  😆 

Hoje é o dia do lançamento do livro, que está disponível na Amazon por R$ 7,00. Se quiser conhecer outras obras da autora, já resenhamos um livro e um conto dela aqui no blog, além do seu último livro lançado recentemente pela editora Pandorga.

 

Participe!

Espero que tenha gostado da resenha. Se gostou do livro e quer conhecê-lo melhor, você pode adquirir no link abaixo da sinopse. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.

Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.

Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha do livro Tarsia, de Sherla M. Silva.

Um abraço e até o próximo post. 😉

 

Escrito por: Taísa Ferreira Dias

© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *