Mariana, de Ana Rapha Nunes [Resenha]



Título: Mariana

Autora: Ana Rapha Nunes

Páginas: 110

Editora: Inverso

Ano: 2016

 

Olá leitores, tudo bem?

A resenha de hoje é do livro Mariana, da autora Ana Rapha Nunes, lançado esse ano pela editora Inverso. Confira o resumo e a crítica sobre essa história linda.

 

E naquele dia Mariana conheceu a força de um mar. Não daquele mar límpido, das águas cristalinas e das ondas, mas de um mar de lama, a levar tudo o que estivesse em seu caminho. Vidas, amores, memórias, tudo era destruído.

 

Resumo

MarianaMariana é uma garota de 12 anos, meiga e cheia de energia. Nascida e criada na cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais, sempre teve um carinho muito grande por sua família e amigos, principalmente por seu primo Bartolomeu, que além de amigo era como um irmão. Sempre que podia estava sentada no pé de laranja do seu vizinho apreciando as maravilhas daquela vida simples de interior.

Filha única, Mariana amava imensamente seus pais, Etevaldo e Fátima, e sempre quis que eles dessem a ela um irmão. Mas as condições da família Cruz impediam que isso acontecesse. Apenas o pai de Marina trabalhava fora, como caminhoneiro, e não recebia muito.

Um dia, Etevaldo chegou do trabalho muito feliz, com uma notícia que mudaria para sempre a vida deles. Ele recebeu uma proposta de emprego que pagava melhor, permitia à esposa e filha melhores condições e realizar seus sonhos. O único problema é que deveriam mudar para a cidade de Mariana deixando família e amigos para trás.

Fátima estava triste por ter que deixar as irmãs e sua mãe, já com a idade mais avançada. Porém, sabia que isso era o melhor para sua família, demonstrando alegria com a notícia do marido. Mas a reação de Mariana foi diferente. Não se conformava em ter que largar toda a sua vida para recomeçar em outro lugar.

Por ver sua filha triste, Fátima lembrou Mariana de seu sonho: conhecer o mar, e que agora, com o novo emprego de Etevaldo, esse sonho poderia ser realizado. Pensando nisso, Mariana se conformou em mudar com seus pais, o que não significava que seria fácil, pois ela amava aquela cidade e amava as pessoas que estava deixando para trás.

A mudança

Chegando na cidade de Mariana, a família Cruz ficou encantada com a casa que morariam. Era simples e linda. A escola onde Mariana ia estudar ficava a poucas quadras de sua casa, mas seu maior medo era enfrentar novas pessoas. Tinha medo de sofrer bullying dos novos colegas e não se adaptar, mas logo percebeu que as coisas seriam diferentes. Fez amizades com o tempo, mas sempre a importunando, tinha Bebeto. Um garoto lindo e popular de sua escola, e que por isso se achava o tal. Vendo que Mariana não dava a “mínima” para ele, tentava de todas as formas atrair sua atenção.

As amigas de Mariana suspeitavam que Bebeto estava apaixonado por Mariana, mas ela não queria aceitar. Achava o garoto um chato e queria distância dele. Mas não demorou muito para que a suspeita de suas amigas se confirmasse, pois Bebeto roubou-lhe um beijo. Indignada com a situação e confusa com seus sentimentos, correu para casa, na tentativa de fugir.

Passaram se os dias e nada de Bebeto. Mariana estava triste e ainda confusa. Apenas pensava em quando poderia vê-lo e decidir o que realmente sentia por ele. Enquanto estava em casa perdida em seus pensamentos, um estrondo tomou conta da cidade e várias pessoas corriam como se o mundo estivesse acabando. Fátima, que voltava para casa, pegou a mão de Mariana e começaram a correr. Mariana estava vendo pela primeira vez o mar. Porém, não era aquele mar cristalino e cheio de vida da qual tanto planejava conhecer. Era um mar de lama e destruição, que levava não só as casas, mas a vida de tudo e todos que estavam no caminho.

Agora, o que teria acontecido com sua casa? Teria sobrado algo? O que realmente aconteceu? Onde estariam seus amigos? E Bebeto? Todos estariam bem ou o mar de lama havia consumido todos eles? E onde estaria Etevaldo, já que estava trabalhando no momento que tudo aconteceu?

 

Minhas conclusões

A história de Mariana conta como a tragédia de Mariana, no interior de Minas Gerais, afetou a vida de quem morava lá. Pessoas com vidas normais, que tinham apenas aquilo que estava dentro de suas casa, perderam tudo por irresponsabilidades.

A história é bem dinâmica. Tem um foco grande na vida de Mariana antes da mudança, o que no início pode parecer um pouco cansativo para o leitor que quer chegar logo ao principal, mas retirar esse foco não deixaria a história tão atraente como ela é. Essa ênfase na vida de Mariana serve para criar um vinculo e compreender a personagem profundamente tornando o ápice da história ainda mais interessante.

A clareza com que é contada a história após o desastre me faz acreditar que a autora esteve presente naquele momento, devido a sensibilidade de relatar as condições e o quão abaladas as pessoas estavam.

Esse foi um dos livros que mais me emocionou até hoje, pois relembra essa tragédia e nos permite ver o lado de quem sofreu diretamente com tudo que aconteceu (e que jamais será esquecido).

 

Onde posso comprar o livro Mariana?

Você pode adquirir o maravilhoso livro de Ana Rapha Nunes através do site da Editora Inverso ou clicando nesse link.

 

Se você quer receber nossas publicações por e-mail sempre que forem lançadas, assine o BOLETIM localizado no rodapé do site. Aproveite e confira nossa ultima resenha: Deixe-me Entrar, de Letícia Godoy.

Deixe seu comentário nos contando o que você achou da história. Compartilhe com seus amigos e ajude a divulgar a literatura brasileira contemporânea.

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias



© 2016, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *