A Fortaleza – Mundo Sombrio, de Dayanne Fernandes [RESENHA]



Título: A Fortaleza: Mundo Sombrio

Autora: Dayanne Fernandes

Páginas: 206

Ano: 2016

 

“Eu os vi cruzando o céu. Um estrondo ensurdecedor pareceu ecoar por todos os lados do planeta. Eu só tinha visto aquilo acontecer nos filmes de ficção científica, mas dessa vez era real. Todos os vizinhos, assim como eu, saíram de suas casas para observar aquela imensa arma revestida de metal rasgar a atmosfera, deixando um rastro de fogo por onde passava. Três mísseis nucleares disparados, passando por cima de nossas cabeças. Não precisava ser nenhum gênio para constatar que aquilo era o começo do fim.”

 

Sinopse

2070. Após uma guerra nuclear entre as grandes nações, a vida na superfície terrestre se extinguiu.
Antes do fim, um conselho de sobrevivência foi fundado e a única saída para evitar a extinção da humanidade foi a construção de gigantescos complexos estruturais no interior do planeta. Esses complexos são chamados de As Fortalezas. Entretanto, na Fortaleza número 7, um império regado a sangue se ergueu, subjugando a todos.
Cansados da repressão, um grupo de sobreviventes começa a formar uma resistência às escondidas e durante uma missão de resgate sua líder salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de toda a raça humana.
Nesse mundo sombrio, a morte é um sacrifício exigido para alcançar a liberdade e alguns males são tão irremediáveis, que podem ultrapassar tempos e mundos.

Compre aqui.

 

Resumo

O mundo está em guerra. Todos estão em alerta, pois a qualquer momento uma guerra nuclear pode acontecer. No ano de 2050 o nosso planeta é coberto por mísseis nucleares e agora a população que conseguiu se abrigar nas Fortalezas começa a viver uma vida subterrânea. As Fortalezas foram construidas com o objetivo de abrigar a população de cada país no subterrâneo até que a terra se torne habitável novamente (se isso ainda for possível).

Mas o lugar que deveria ser o refúgio das pessoas se torna o caos e uma prisão. Naquele novo sistema, se você é útil para a Fortaleza você se torna o escolhido, se não pode ser condenado à morte ou ser vendido como um objeto, ou se tornar um não-identificado, se escondendo dos sentinelas do Governador nos imensos e escuros túneis subterrâneos.

Camile é uma das não-identificadas. Com um passado de sofrimento por ter perdido o irmão por causa do Governador, ela se torna a capitã de um grupo de não-identificados, mais conhecidos como Fantasmas das Sombras. Junto com seus melhores amigos, Sarah e Will, e outros moradores desse grupo Camile lidera saques aos postos da Fortaleza em busca de suprimentos.

Mas a missão dessa vez é não só buscar suprimentos como salvar alguns moradores do grupo que foram pegos pelos sentinelas, aprisionados e torturados. Durante o resgate dessas pessoas, Camile nota que há um outro homem preso naquele mesmo lugar e decide resgatá-lo também. Adam, este homem, não se lembra de muita coisa que aconteceu em sua vida, mas aos poucos vai recuperando sua memória e revela algo possivelmente importante sobre a vida na Fortaleza.

Camile, Adam, Sarah e Will, vão em direção à Fortaleza, buscar respostas sobre o que está acontecendo e talvez conseguir reverter a situação atual dos sobreviventes do subterrâneo.

 

Minhas Conclusões Sobre A Fortaleza – Mundo Sombrio

Dessa vez voltei a resenhar desse jeito pois precisava que vocês entendesse a situação primeiro. Esse livro trata do nosso planeta em completo colapso e mostra um governo ditador e cruel. À medida que a leitura vai avançando o cenário vai sendo construído em sua mente com muita clareza, isso porque a autora consegue descrever cada pedacinho do subterrâneo perfeitamente. É impossível não viajar nessa história e não se sentir parte dela.

Não pense que o livro se limitou a busca pelo mistério de Adam. Encontrar a resposta se tornou fundamental para tornar Fortaleza – Mundo Sombrio O LIVRO! Clichê? Essa é uma palavra que não existe para esse livro. São tantas reviravoltas que todo o cenário inicial do livro parece estar muito distante na história.

As cenas de ação no livro são muito bem descritas e muito bem elaboradas. Os túneis se tornam muito mais perigosos com a presença dos sentinelas e outros personagens tão perigosos quanto. 

Os personagens são muito bem construídos, com personalidades bem distintas e únicas. A autora não só tratou sobre as qualidades como também os defeitos de cada um. Trabalhou o passado de cada personagem contribuindo para o desenrolar da história. A maior parte do livro traz o que está acontecendo no presente, mas em alguns momentos somos levados ao passado de cada personagem para conhecê-los melhor.

Apesar de Camile ser a protagonista da história, todos os personagens são extremamente importantes e igualmente cativantes. Há romance entre os personagens, mas é possível ver que a autora não se prendeu a isso. Com a situação do jeito que está os persnoagens estão quase 100% do tempo focados no objetivo a cumprir, então o romance foi colocado em uma pitadinha. Ao final do livro a autora traz uma cronologia de como tudo aconteceu desde o nascimento do irmão de Camile até o final do livro. Isso ajuda a nos visualizar melhor como tudo aconteceu.

A escrita da autora é leve, viciante, envolvente e daria um filme maravilhoso! E no final a autora deixa uma discreta brecha para uma continuação do livro (o que seria maravilhoso!). Esse livro conquistou meu coração e para quem gosta de distopia, assim como eu, vai adorar!

 

Participe!

Esse foi o oitavo livro resenhado através do projeto Resenhando Nacionais, do Traduzindo PalavrasEspero que tenha gostado da resenha. Se gostou do livro e quer conhecê-lo melhor, você pode adquirir aqui. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.

Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.

Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha do livro Legados – Herança de Sangue, Fernando Luiz.

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias



© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

4 thoughts on “A Fortaleza – Mundo Sombrio, de Dayanne Fernandes [RESENHA]

  1. Me amarrota que eu tô passada com essa resenhaaaaa!!!!! ❤❤❤❤
    Gente, sem palavras para agradecer!! Que bom que a leitura foi contagiante, e sim, acredito que teremos uma continuação em breve!!!
    Obrigada mesmo a todos os envolvidos nesse trabalho lindo e na divulgação dos nacionais! Vcs são os melhores e estão pra sempre no meu coração!!!!

      1. Sua lindaaaa! Eu digo o mesmo! Pode ter certeza que estarei aqui sempre puder deixando meus comentários e espalhando para o mundo o quanto esse blog é cheio de amoooor!!! <3 <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *