A Estranha Mente de Seth, de Alana Gabriela [RESENHA]

Título: A Estranha Mente de Seth

Autora: Alana Gabriela

Páginas: 210

Ano: 2015

Editora: Autografia

 

Sinopse

Nos últimos tempos a parte central da Europa vinha sofrendo com constantes conflitos, assassinatos e atentados violentos contra autoridades do governo que se relacionavam aos Imperialistas Austríacos. Mas nada disso parecia satisfazer os membros da organização secreta Face Negra. Seth Rujanin, por exemplo, vinha buscando como objetivo de vida cometer um ultraje como realizou seu mártir, Bogdan Zerajic, antes de morrer.
Em 1914 ele finalmente teve essa oportunidade e um conflito de proporções catastróficas foi deflagrado e a história da humanidade mudou para sempre com a chegada da Grande Guerra. A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas. Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.
Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da época. Os tiros deflagrados por Seth Rujanin abalaram as estruturas da Europa e acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir. Um homem foi capaz de causar tudo isso!
O que se escondia por trás da mente de Seth Rujanin?
Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?
Neste livro você viaja entre as dúvidas, alucinações e a realidade de Seth Rujanin, entre o brilhantismo e a confusão de sua mente, entre os preceitos conformistas e revolucionários. Conheça a sombria e enigmática mente de Seth.

Skoob | Amazon

 

Minhas conclusões sobre A Estranha Mente de Seth

Acho que nem preciso fazer um resumo deste livro depois dessa sinopse maravilhosa. Então, vou direto ao ponto.

A Estranha Mente de Seth foi um desafio de leitura para mim. Quando li a sinopse imaginei que seria de fato uma leitura diferente, com uma história diferente. Porém, o livro foi mais além. Demorei um pouco para engajar na leitura, não pelo texto ser ruim, mas pela complexidade da mente do personagem.

Mesmo que ele não seja necessariamente verdadeiro, a construção do personagem foi feita com base em um homem que realmente existiu. A autora enfatiza em seu livro que para escrever sobre Seth precisou estudar muito o personagem. 

Em alguns pontos era preciso me concentrar para realmente entender a mente de Seth. É, caro leitor, o nome do livro não é nem metade da complexidade do personagem. Mas em outros momentos, era como se o cenário se projetasse na minha frente e eu via a destruição do povo que Seth também enxergava.

Diversas vezes vi um personagem completamente psicopata e capaz de ferir até os seus entes queridos em nome de uma causa maior. Em outros, vi um personagem afetado pela guerra e pelas mortes de inocentes.

Imaginei que encontraria um livro que falasse especificamente dos acontecimentos políticos. Porém, encontrei uma história contada através dos olhos do personagem. Isso envolve muito mais do que relações políticas, mas a visão de liberdade (ou a falta dela), do respeito, sobre o abuso das autoridades, sobre terrorismo e muito mais. É, de fato, a visão de uma pessoa que experimentou o lado mais frágil da guerra, a própria população.

É um livro interessantíssimo para quem gosta de história e de eventos marcantes da humanidade. Agora, se você está querendo entrar neste mundo pela Estranha Mente de Seth, aconselho que vá com calma na leitura. Não desista se não estiver acostumado a uma leitura mais intensa, pois vale a pena descobrir o que se passava por trás da mente de Seth.

Quando finalizar a leitura, não deixe de ler as observações e comentários da autora após o último capítulo. Ela nos ajuda a entender ainda mais sobre esse personagem e sobre a inspiração desse livro. Claro, não posso revelar muito, mas é uma leitura complementar importantíssima para quem quer entender mais sobre a história.

Participe!

Espero que tenha gostado da resenha. Se gostou do livro e quer conhecê-lo melhor, você pode adquirir no link abaixo da sinopse. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.

Não se esqueça de conferir a nossa resenha do livro Um Ano Sabático, de Renata R. Corrêa.

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias

© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *