Matéria Escura, de Blake Crouch [RESENHA]

Título: Matéria Escura

Autor: Blake Crouch

Páginas: 352

Ano: 2017

Editora: Intrínseca

 

Sinopse

“VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?” Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”

Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Skoob | Amazon

 

Resumo

Jason é um professor de física de uma pequena universidade, casado e com um filho. Nesta noite ele está com sua família preparando o jantar e refletindo como sua vida poderia ter sido se há quinze anos ele tivesse optado por seus estudos ao invés da família. Estes pensamentos o invadem ainda mais depois de saber que um antigo amigo de escola acabou de ganhar um renomado prêmio.

Convencido pela esposa a passar no bar onde este amigo estava comemorando essa conquista, Jason é sequestrado no caminho de volta para casa. Ele fica confuso, afinal ele não é uma pessoa importante, nem muito dinheiro tem. As coisas começam a ficar mais estranhas quando percebe que está sendo levado a uma usina abandonada, drogado e deixado totalmente nu.

Após acordar Jason se encontra em um ambiente totalmente estranho e passa por exames. Jason não conhece ninguém naquele lugar, mas todos se referem a ele como se o conhecessem. Atordoado com o que está acontecendo ele decide fugir em direção à sua casa. Maior é sua surpresa ao encontrar uma casa completamente estranha e sem a sua família.

Com muita dificuldade ele consegue localizar sua esposa, mas descobre que naquele mundo ela não é sua esposa, nunca foi. Aos poucos ele começa a entender o que está acontecendo à sua volta e percebe que está em uma realidade paralela e que seu outro eu roubou o seu lugar e sua família. Agora ele precisa encontrar um jeito de voltar, de preferencia vivo.

 

Minhas Conclusões Sobre Matéria Escura

Já tem um tempinho que eu li a resenha deste livro no blog Livros & Fuxicos e fiquei super curiosa. Adoro livros com essa temática que envolve a física.

Quando comecei a ler Matéria Escura me sentia cada vez com mais vontade de ler. É viciante. Intercalado em cenas com Jason e outras com sua esposa Daniela, o autor mostra a realidade de dois mundos que aconteceram por um único motivo: a decisão de Jason há anos atrás de qual caminho seguir em sua vida.

Nós começamos a nos identificar com o personagem, afinal quem nunca pensou o que poderia ter acontecido se outra decisão fosse tomada naquele momento? Quais as consequências de outra decisão? Será que teria sido melhor do que a decisão que tomei?

Trabalhar com um tema como a física e levá-la para uma história sem que ela se torne pesada e chata é muito difícil, mas o autor conseguiu fazer isso com maestria.

O final do livro deixou um pouco a desejar principalmente em relação à família. Foi fácil demais. E a sensação que o livro provoca durante a história acaba diminuindo um pouco à medida que ele caminha para o final. Porém, isso não reduz a qualidade do livro como um todo.

 

Participe!

Espero que tenha gostado da resenha. Se gostou do livro e quer conhecê-lo melhor, você pode adquirir nos links abaixo da sinopse. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.

Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.

Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha do livro Natureza Humana, de Dan Folter.

Um abraço e até o próximo post. 😉

 

Escrito por: Taísa Ferreira Dias

© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *