Dançando Sobre Cacos de Vidro, de Ka Hancock [RESENHA]



Título: Dançando Sobre Cacos de Vidro

Autora: Ka Hancock 

Páginas: 336

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

 

“Percebi, naquele momento, que a palavra mais devastadora da língua não é câncer, como imaginei durante muito tempo, mas metástase. Metástase. Essa palavra horripilante perfurou meu cérebro como cacos de vidro, deixando apenas desesperança em seu rastro…”

 

Olá leitores do Sala Literária!

Essa semana a resenha será sobre o livro Dançando Sobre Cacos de Vidro, de Ka Hacock. Uma história que fala de amor, sacrifício e superação. Este livro foi feito para quem não se importa em ler e se desidratar de tanto chorar.

 

Resumo

dancando-sobre-cacos-de-vidrosLucy é uma linda mulher de cabelos pretos, pele clara e olhos verdes, que carrega em seus genes um assassino: o câncer. Perdeu a mãe, vítima dessa doença e o pai, vítima de um assalto que não deu certo.

Mas Lucy não estava sozinha. Ela tinha duas irmãs mais velhas, Lily e Priss. As três irmãs eram inseparáveis e sempre cuidavam uma da outra.

Em sua festa de 21 anos, preparada por suas irmãs em uma casa noturna, Lucy conhece Mickey. Encantada desde o principio, ela não perde a oportunidade de mostrar a Mickey o quão interessada estava por ele. Lucy deixou seu número de telefone, mas ele nunca mais ligou. Até…

Meses após o aniversário de Lucy, Priss descobre que possivelmente desenvolveu um câncer de mama. Lucy a acompanha no hospital enquanto se recupera e como se o destino estivesse ao seu lado, ela reencontra Mickey. Conversando com ele e querendo entender porque ele não ligou para ela, Lucy recebe uma notícia que a deixa surpresa: Mickey tinha um longo histórico de doença mental.

Por mais que Mickey tenha esse diagnóstico, Lucy já estava apaixonada por ele e decidiu que isso jamais impediria que fossem felizes. Nem ela e nem ele desistiu de lutar por esse relacionamento, pois ambos sabiam que precisavam um do outro. Não pense que tudo foi um mar de rosas. Mickey teve diversas recaídas e Lucy precisou aprender a lidar com elas.

O Mundo de Cabeça para Baixo…

Os dois se casaram e mesmo sabendo que ter um filho não seria bom, já que Mickey era doente mental e Lucy já tinha sobrevivido a um câncer, um milagre aconteceu. Lucy estava grávida. Não podiam estar mais felizes. Tudo estava tão bem.

Mas em um exame, Lucy descobre que uma massa, consideravelmente grande, havia se formado em seu pulmão. O câncer tinha voltado. Mas dessa vez era diferente. Ela teria que decidir entre continuar a gravidez e arriscar a sua vida ou abortar e arriscar os tratamentos para que talvez pudesse sobreviver.

Era uma decisão difícil, mas que precisava ser tomada.

 

Minhas conclusões sobre Dançando Sobre Cacos de Vidro

Se você achou o resumo interessante, se gostar da minha crítica e decidir ler esse livro, já dou um conselho logo de cara: deixe uma caixa de lenços ao seu lado.

A primeira parte do livro foca mais em como Lucy e Mickey se conheceram e como o relacionamento dos dois se tornou tão forte. Achei mais interessante é que ao invés de manter o foco nos sentimentos e pensamentos de apenas um personagem, a autora expõe os dois e isso causa duas reações no leitor. A primeira é a proximidade. Você sabe tudo que eles pensam, todos os conflitos, especialmente na mente de Mickey. A segunda é que você sente a conexão realmente forte entre os dois e isso te faz fraquejar junto com eles, chorar junto com eles e você não sabe qual partido tomar, pois você entende ambos.

A segunda parte já foca na doença e nas decisões que Lucy precisa tomar em relação ao seu bebê e ao câncer, que tomará seu corpo em pouco tempo. Essa é a parte que realmente irá te emocionar. Lucy relata como se sente, tanto emocionalmente quanto fisicamente e a sensação que tive era que eu precisava  tomar as decisões. Realmente impactante.

A escrita dessa autora é super leve. Ela detalha os sentimentos e os pensamentos, mas sem escapar da história. Ela conseguiu descrever o que cada personagem passava em completa harmonia. É uma história que vai muito além do câncer. Ela fala de amor, sacrifício e superação. Fiquei muito triste e emocionada com a história de Lucy e Mickey, mas compreendi que cada escolha da personagem foi sábia e não poderia ser diferente.

Esse livro está disponível na Submarino, Saraiva e Livraria da Folha

Participe!

Espero que tenha gostado dessa resenha. Deixe nos comentários sua opinião, contribua com crescimento desse blog agregando sua visão sobre a história. Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.

Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha: O Demonologista, de Andrew Pyper. Ainda esse semana, você poderá conferir aqui no blog os melhores trechos do livro Dançando sobre Cacos de Vidro. Fique de olho!

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias



© 2016, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *