Depois de Você, de Jojo Moyes [RESENHA]

Título: Depois de Você

Autora: Jojo Moyes

Páginas: 320

Ano: 2016

Editora: Intrínseca

 

Sinopse

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Skoob | Amazon (Físico) | Amazon (e-Book)

 

Resumo

Depois da morte de Will, Lou está tentando seguir em frente, mas o luto ainda está presente. Depois de viajar por um tempo e conhecer novos lugares a personagem está trabalhando em um pub dentro de um aeroporto e mora sozinha em um pequeno apartamento.

Longe da família e do passado, Lou está tentando fugir de sua realidade e mesmo depois de tanto tempo não consegue enfrentar o luto e seguir em frente.

Em uma noite, com um pouco mais de álcool no sangue do que deveria, Lou cai do terraço do seu apartamento. Muito machucada ela se vê obrigada a voltar a morar com os pais por um tempo. Com todos acreditando que ela não caiu sem querer e a pedido do pai, Lou começa a frequentar um grupo de terapia de luto. Ali conhece o paramédico que a resgatou no momento da queda, por quem acaba se apaixonando e encontrando alguém que a compreende.

Mas Will ainda é um fantasma em sua vida e coisas de seu passado virão à tona, trazendo junto as lembranças.

 

Minhas Conclusões sobre Depois de Você

Levei muito tempo para decidir ler Depois de VocêComo eu Era Antes de Você é um livro que gera, até hoje, muitas discussões sobre a decisão de Will. Na época, compreendi e respeitei a decisão do personagem e sabia que tudo aquilo afetaria a Lou de um forma terrível.

Na época, se falava de uma continuação, da qual não tive muita esperança que fosse tão bom quanto o primeiro livro. Ao meu ver, tratar da Lou num segundo livro era importante, pois depois do luto muita coisa acontece. Queria saber o tanto que os meses com Will transformaram a personagem.

Como leitora achei válido uma continuação, apesar de não ter ansiado tanto por ela. Ainda não acredito que um terceiro livro seja necessário. Porém, assim como já li e ouvi reclamações sobre esse terceiro livro, também já houveram muitos elogios. Talvez daqui há um tempo concluo a leitura da trajetória da Lou.

Mas vamos parar de falar desse assunto, que rende muito, e vamos direto à história de Depois de Você.

Quem leu Como Eu Era Antes de Você viu (leu) o sofrimento de Lou ao ver o homem que amava tirar a própria vida. Vimos como a personagem era imatura, insegura e inexperiente. Em Depois de Você pude reconhecer o crescimento da personagem, que não estava logo de cara, mas foi se desenvolvendo ao longo da história.

Todos os personagens do primeiro livro tiveram sua vida mudada. A família Clark, apesar de continuar com toda a loucura deles estão ainda mais apegados à personagem. E a mãe da Lou… está hilária! Talvez uma pitadinha de graça em meio ao peso da história. Os Traynor praticamente não existem mais. Aquela família se quebrou em pedaços depois da decisão de Will.

Os novos personagens, são pontos importantes na história e ajudam a desenvolver todo o processo de luto de Lou. Amamos e odiamos personagens junto com a Lou. Ficamos surpresos e ansiosos também. Como sempre, Lou tem que se envolver em situações bem complicadas, e algumas que exigem muita responsabilidade da personagem. Um(a) personagem entra na história, e na verdade, esse(a) personagem que é toda a engrenagem do livro.

À todo momento lembranças das cenas do primeiro livro aparecem. Trazem junto os sentimentos de pesar pela falta que Will faz na história.

Muitas cenas desse livro marcam, mas especialmente uma das cenas finais (balões) que acaba amarrando a história. Do meu ponto de vista podia ter parado por aí. Mas um gancho é gerado para o terceiro livro.

Concluindo… Depois de Você não é um livro ruim, mas é preciso ter a maturidade exigida pelo primeiro para entender que a história de Lou não é, nem de longe, um conto de fadas. A verdade está escancarada para quem quiser ver e é imutável. Will é passado e a vida continua.

 

Participe!

Espero que tenha gostado da resenha. E se você gostou do livro e quer conhecê-lo melhor, você pode adquirir nos links abaixo da sinopse. Não se esqueça de conferir a nossa última resenha do livro Falando o mais rápido que posso, de Lauren Graham.

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias

© 2018, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *