As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky [Resenha]



Título: As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky

Páginas: 224

Ano: 2007

Editora: Rocco Jovens Leitores

 

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

 

Sinopse

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

 

 

Minha opinião sobre As Vantagens de Ser Invisível

 

As Vantagens de Ser Invisível é o primeiro livro deste mês que escolhi para o Desafio Literário. Já deveria ter resenhado ele para vocês há duas semanas, mas tive muitos imprevistos, tanto que vocês devem ter notado o meu sumiço neste mesmo período. Mas enfim, cá estou novamente, tentando voltar aos trilhos e não deixar vocês sem as resenhas e outros posts do blog.

As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos, que está passando por momentos difíceis. Ele acabou de perder o melhor amigo que se matou e ainda luta contra a dor da perda da tia. Charlie é doce, inocente, mas ao mesmo tempo nem um pouco santo. Ele é um adolescente que fuma, usa drogas, se mete em brigas, porém não vê maldade em algumas atitudes e comentários das pessoas ao seu redor. Fiquei me questionando durante o livro se ele teria algum distúrbio psicológico ou algum trauma, já que ele cita em alguns momentos que foi levado ao hospital por não estar bem.

Pouco tempo depois de perder seu amigo, Charlie conhece Sam e Patrick, dois irmão que não são a melhores figuras para de inspiração. Eles tem atitudes nada corretas, mas me cativaram muito ao se mostrarem amigos de Charlie.

A família de Charlie está sempre atenta a ele, principalmente devido a este “problema” que ele tem. Mas também é possível notar, em alguns momentos que o os pais de Charlie estão um pouco distantes, principalmente quando ele precisa. A irmã de Charlie é uma garota legal, porém não consegue separar os fatos e acaba permitindo que seu namorado passe dos limites, agredindo-a. 

Um personagem que me encantou muito foi o professor Bill, que viu no Charlie um potencial escritor e ao longo do ano incentivou o garoto a entrar no mundo da leitura.

O livro todo é contado apenas pela visão do protagonista, através de cartas que ele endereça a um suposto amigo, que não tem o nome citado. Achei isso bem interessante, apesar de que em parte isso pode ter tornado o texto um pouco cansativo. O livro trata de muitos assuntos importantes a serem discutidos, principalmente com adolescentes, como a gravidez na adolescência, drogas, homossexualidade e violência doméstica.

A estória criada pelo autor é carregada de significados, mas principalmente mostra a importância da amizade na vida e na construção da personalidade do adolescente. Apesar das cartas de Charlie acabarem cansando um pouco a leitura, ao mesmo tempo elas trazem uma visão ampla do que o personagem está sentindo e pensando, criando uma relação entre o leitor e o protagonista.

 

Participe!

Espero que tenha gostado da resenha. Como ressaltei no início da resenha, este é o primeiro livro resenhado do mês de maio do Desafio Literário do blog Livreando. Deixe nos comentários a sua opinião e contribua com crescimento do blog, agregando sua visão sobre a história.

Livros precisam ser lidos, relidos e discutidos.

Aproveite e assine o nosso BOLETIM, localizado na lateral do site e fique por dentro das novidades aqui do blog. Não se esqueça de conferir nossa última resenha do livro Adastreia, de Isabela Mião.

Um abraço e até o próximo post. 😉

Escrito por: Taísa Ferreira Dias

 



© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *