Entrevista com o autor – Luisa Aranha

Olá leitores do Sala Literária! Tem um tempinho que não apareço aqui com uma entrevista, não é mesmo? E como sei que vocês adoram, decidi trazer a entrevista da nossa parceira Luisa Aranha, que há pouco tempo lançou seu livro Valeu, Universo!

Já temos um post com as primeiras impressões do livro aqui no blog, mas essa semana já devo conseguir liberar a resenha dele para vocês. Fiquem de olho!

Agora, vem conhecer um pouco mais sobre a autora!

 

Valeu, Universo!

Lia e Theo se conhecem por acaso, em uma festa qualquer e descobrem que são exatamente iguais. Eles não querem namorar, só querem viver aquele lance, mas o Universo conspira todo tempo a seu favor. Ou contra eles.

 

Enquanto Lia pensa que está tudo bem, o diário de Theo revela que não. Quando Theo acha que as coisas estão se encaixando o diário de Lia mostra uma confusão.

 

Afinal, será que pessoas tão iguais vão conseguir se encarar?

 

Valeu, Universo! É uma série de encontros, desencontros e reencontros. Só não da para saber se no final o que é garantido.

Skoob da autora | Site

 

 

 

  1.  Fale um pouco sobre você para que nossos leitores possam te conhecer melhor.

Nossa… sempre acho essa uma das perguntas mais difíceis que tem… Falar de mim… Eu sou leonina, tenho 37 anos, gaúcha, morando em Manaus, mas em breve voltando pros meus pagos. Sou jornalista, viciada em coca-cola e chimarrão. Adoro contar e ouvir histórias, ver séries, ler livros e assistir filmes. Prefiro salgado ao doce, mas não abro mão de chocolate. Casada, mãe de dois (uma na faculdade e outro na educação infantil) e gosto das coisas simples.

  1. Qual foi sua inspiração para escrever Valeu, Universo!?

“Valeu, Universo!” foi um desafio. A história é uma comedia romântica contemporânea, mas o formato dela é em diários dos dois protagonistas. Sempre que Lia conta algo Theo também conta pelo seu ponto de vista e a história vai se complementando assim.  Minha inspiração vem da vida, do dia a dia, dos amigos e histórias de amor que a gente escuta a toda hora. Mas o formato diferenciado foi da necessidade de ver dois pontos de vistas se complementando em um livro.

  1. Conte um pouco sobre os personagens. Eles são baseados em pessoas reais?

Todas as minhas histórias sempre são inspiradas em pessoas e fatos reais. Acho que a vida da gente tem tantos fatos que devem ser eternizados que não é preciso inventar muito. Lia e Theo são dois cabeças duras, eles se gostam, mas não conseguem admitir os seus sentimentos, pelo menos não um para o outro… E o Universo passa o tempo todo conspirando para tentar aproximar eles, mas eles não percebem isso.

  1. Quanto tempo durou a produção deste livro? E como foi a experiência?

Esse livro escrevi em 3 meses. A história foi ganhando outras tramas subsequentes a medida que foi sendo escrita. Depois veio a parte de revisão, diagramação e publicação pela Editorial Hope, que durou mais cerca de 60 dias.  Foi minha primeira experiência com editora e achei muito boa. Não precisar fazer tudo é ótimo! Mas ainda assim, gosto de ser independente!

  1. Para você, qual a trilha sonora perfeita para acompanhar Valeu, Universo!?

Nossa! Muita música pop nacional e internacional… Tudo que dá pra dançar é a cara de “Valeu, Universo!”.

  1. Para alguns escritores, hoje é muito difícil publicar um livro. Você encontrou alguma dificuldade para publicar sua obra?

Olha… Eu sempre publico meus livros de forma independente. Nunca tive dificuldades por isso. “Valeu, Universo!” é o primeiro por editora e também não houve dificuldade. A questão é que atualmente tem muita editora golpista por aí e o pessoal fica com pé atrás. O importante é ter paciência e pesquisar bastante.

  1. Além do livro Valeu, Universo!, você já é autora de outros livros, alguns até mesmo já resenhados aqui no blog. Conte um pouco sobre eles.

Tenho a duologia “Amor & Sexo” que é o meu xodó. Conta a história da Nina e do Leo que se conhecem pela internet, mas ela tem um passado complexo que precisa ser superado. Apesar de ter cenas hot, o livro em si, é mais um drama, que trata das questões psicológicas de perdas e traumas. Tenho a coletânea de contos do meu blog Causos & Prosas, chamada “Noites de Verão”, uma antologia que sou organizadora “Isso também é preconceito!”. Meu primeiro romance “Amar só se Ama uma vez…” e o meu último lançamento “Apenas o nada”, que é um drama sobre violência contra a mulher, depressão e sentimentos.

  1. Como a literatura passou a fazer parte da sua vida e como ela influenciou você na criação de seus livros?

Acho que a literatura sempre fez parte. Me lembro de ouvir histórias e ter livros a minha volta sempre. Contar histórias era tão importante quanto ler e por isso acho que sempre fui uma contadora de histórias…

  1. Além de escritora, você tem outra profissão ou se dedica exclusivamente aos seus livros?

Sou jornalista e trabalho com preparação e edição de livros. Um dia quero poder me dedicar exclusivamente aos meus livros, mas por enquanto me dedico aos dos outros também.

  1. Perguntas rápidas:
  • Um livro: Feliz Ano Velho
  • Um autor: Gabriel Garcia Marques
  • Uma música: Tudo bem, Lulu Santos
  • Uma boa lembrança: Férias na casa da minha tia.
  • Um personagem: Leo da Duologia Amor & Sexo
  • Um filme inesquecível: O eterno brilho de uma mente sem lembraças
  • Um hobby: Ler, ver séries, filmes… não tenho outros. Sou péssima com coisas manuais.
  • Um lugar: Minha casa, seja onde ela for.
  1. Gostaria de dizer algo mais para nossos leitores?

Essa é outra pergunta que nunca sei como responder! Não sei se peço que me leiam, se deixo uma mensagem de esperança ou agradeço… Na dúvida faço os três! Porque a gente tem muito que agradecer a cada um que nos da uma chance, afinal não teria sentindo nenhum escrever se não houvesse quem lessem. Mesmo que a gente escreva mais pra gente que para outros. E quem ainda não leu… me dá uma chance! Vai que goste! A literatura nacional precisa de muito incentivo!

 Quem quiser pode me add nas redes sociais pra gente trocar ideias… Adoro conversar com leitores e saber mais sobre o que pensam!

E se alguém um dia disser que você está perdendo tempo na vida lendo… saiba que quem perdeu tempo foi essa pessoa, que deixou de conhecer um mundo novo, com personagens incríveis que são capazes de te conduzir para muitos universos parelelos!

 Bjos e valeu a oportunidade!

 

Luísa Aranha, 36 anos, natural de Porto Alegre/RS, atualmente reside em Manaus. É jornalista, blogueira e escritora. Gosta de transformar sentimentos em palavras, com ironia e bom humor, para falar do cotidiano, de amor ou qualquer assunto da vida, como se estivesse conversando com o leitor.

É casada com um militar o que faz com que se mude constantemente. Tem dois filhos, uma na faculdade e o outro no maternal. Em 2009 criou o blog Causos & Prosas Onde todos os seus pensamentos e os acontecimentos do dia a dia viravam histórias e textos.

Conheça mais sobre a autora aqui.

 

 

Escrito por: Taísa Ferreira

© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

2 thoughts on “Entrevista com o autor – Luisa Aranha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *