Entrevista com o autor – L. A. Melo



Olá leitores do Sala! A entrevista de hoje é com o nosso parceiro L. A. Melo, autor do livro Antes que o Tempo Acabe. Vem conhecer um pouco sobre o trabalho do autor!

 

Antes que o Tempo Acabe

Claire Withley, uma eximia nadadora, tem uma vida aparentemente perfeita e está prestes a subir mais um degrau em sua vida profissional quando uma terrível doença cruza o seu caminho. Com a estimativa de oito meses de vida, sem seu namorado e com os laços da família se corroendo, ela terá apenas a companhia de Lisa e Albert Louis “Alo” Watson, um misterioso estudante de psicologia que a conhece por intermédio de duas perguntas: Claire viverá o tempo que lhe resta em forma de grandes aventuras ou abdicará de seus direitos se entregando totalmente para dor? Ela terá que conhecer a si mesma para responder as duas perguntas que lhe assombram, antes que o tempo acabe.

Resenha aqui.

 

Entrevista

 

Fale um pouco sobre você para que nossos leitores possam te conhecer melhor.

Bem, eu nasci no dia 03/02/1999 no Rio de Janeiro, tenho hoje 18 anos e além de escrever e ler, gosto muito de ouvir música, assistir filmes e series. O cinema é uma das minhas maiores paixões.

 

Qual foi sua inspiração para escrever Antes que o Tempo Acabe?

Eu sempre quis escrever um livro. Desde que me entendo por gente, adoro criar histórias e definir tramas. Aos 12 anos tentei escrever meu primeiro livro, sendo ele uma fantasia, mas não consegui concluir porque eu não conseguia expressar minha identidade na obra. Aos 15 voltei a escrever, tentando dessa vez um romance – o Antes Que o Tempo Acabe. A Claire nasceu quando vi o quanto as próprias pessoas a minha volta se preocupavam com essa minha vontade de querer ser artista – antes de começar a escrever eu fazia teatro e pensava em seguir carreira. Eu via amigos próximos e até familiares falarem que era um caminho incerto a se seguir, o que de fato é verdade. Então, assim surgiu a Claire, uma pintora que precisava esconder seu talento em submissão à mãe, que por traumas passados abominava a arte. Mas eu senti que a trama ainda não estava completa e foi aí, que a partir do chamado “Desafio do balde do gelo” conheci a temível Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença sem cura aparente que destrói aos poucos quem a possui, e decidi que também iria explorar essa situação em meu livro para mostrar aos leitores a importância que o tempo tem em nossa vida e que em  hipótese alguma podemos perdê-lo fazendo algo que não gostamos de fazer ou estando ao lado de quem não amamos. Mostrar que precisamos partir em busca de realizar nossos sonhos sempre.

 

Conte um pouco sobre os personagens. Eles são baseados em pessoas reais?

Cada um dos personagens tem um pouco de mim, mas a Claire é quase que um espelho de mim mesmo, tanto que o fato da mãe dela a proibir de se envolver com qualquer tipo de arte foi um reflexo da pressão que eu sentia de todos os lados quando eu dizia que queria ser ator/cineasta. A Lisa é a junção de cada um dos meus amigos que um dia me fizeram feliz em momentos tristes. Ela tem esse jeito especial de ser porque tem em sua personalidade toda a realidade que absorvi deles no momento em que a criei. O Alo é aquele amor que um dia todos esperamos encontrar. Ele não é necessariamente real, mas um dia espero que eu encontre alguém como ele em minha vida.

 

Quanto tempo durou a produção deste livro?

Eu comecei a escrever esse livro em junho de 2014. Escrevi umas trinta páginas e depois parei por conta da escola. Voltei a escrever em dezembro e terminei em fevereiro então demorei cerca de quatro meses para escrevê-lo.

 

Para você, qual a trilha sonora perfeita para acompanhar Antes que o Tempo Acabe?

Eu tenho uma playlist no YouTube que transporta nas letras das músicas selecionadas toda a atmosfera do livro, mas tem três músicas em especial que eu acharia interessante eleger como a música “tema” que são: “Lego House” e “Photograph”, ambas do Ed Sheeram e “Fight Song” da Rachel Platten.

 

Para alguns escritores, hoje é muito difícil publicar um livro. Você encontrou alguma dificuldade para publicar sua obra?

Minha maior dificuldade foi no quesito financeiro. Todas as editoras me cobraram valores que eu não podia pagar para publicar minha obra, mas por sorte encontrei a Young Editorial que por estar iniciando no mercado cobriu um preço que eu podia pagar, massa infelizmente hoje estou sofrendo novamente com isso já que tenho três obras concluídas e não posso publicá-las por motivos financeiros. É um caminho difícil até se chegar a uma editora grande e tradicional, mas desistir não está em meus planos.

 

Além do livro Antes que o Tempo Acabe, você já escreveu outras obras e/ou já tem algo em mente? Se sim, fale um pouco sobre.

Como eu disse acima, já escrevi outras três obras e comecei a escrever mais uma. Nesses três livros já prontos, temos “Mentes Poderosas”, “Vitralizada” e “Os Engenhos da Luz” que são uma Distopia, um drama e uma fantasia respectivamente.  “Mentes Poderosas” é um livro que retrata um governo que esconde as origens de seu povo e fala de uma sociedade no futuro onde cada indivíduo possui um super poder. Em Vitralizada conhecemos Valentina, uma jovem modelo de 22 anos que é uma das mais famosas do mundo e mais bem pagas, mas que ainda assim, mesmo após realizar seu sonho de ser modelo, não se sente feliz e acaba devolvendo quadros como depressão e anorexia, precisando vencer seus próprios monstros para se curar. Por último,  temos um livro que é o primeiro de uma saga chamada “A Ordem dos Guardiões” onde acompanhamos o jovem Tyler Huggins em uma épica aventura entre deuses, monstros e dimensões.

 

Como a literatura passou a fazer parte da sua vida e como ela influenciou você na criação de seus livros?

Eu sempre gostei muito de ler e mesmo tendo iniciado no mundo da leitura tardiamente, li muitos muitos livros. Comecei com Harry Potter e quando conheci a história da autora, acabei me inspirando ainda mais a escrever. Na criação de minhas obras tenho muito do que absorvi lendo Young Adultos da Jennifer Níven  e do John Green… gosto muito da escrita deles.

 

Além de escritor, você tem outra ou se dedica exclusivamente aos seus livros?

Eu me formei no ensino médio ano passado no ensino médio e tenho formação técnica em administração. Pretendo cursar faculdade e quando puder me formar em cinema.

 

Perguntas rápidas:

Um livro: Por Lugares Incríveis

Um autor: J. K. Rowling

Uma música: Into You – Ariana Grande

Uma boa lembrança: O momento em que me emocionei ao me dar conta de que tinha chegado a última página do “Antes Que o Tempo Acabe?

Um personagem: Lisa Spivot. Será sempre a minha personagem favorita de meus livros e os demais que eu ler.

Um filme inesquecível: “A Garota no Trem”

Um hobby: Viajar

Um lugar: Los Angeles

 

Gostaria de dizer algo mais para seus leitores?

Vou iniciar com uma das minhas frases preferidas do meu livro: “O maior presente que podemos dar a alguém é o nosso tempo, porque dando o seu tempo, você estará dando a alguém uma parte de sua vida que jamais voltará. Eu sou muito grata por dar uma parte do meu tempo a vocês“. Assim como falo a todo instante no livro, quero ressaltar a importância que tem o ato de passarmos o tempo fazendo algo que  amamos e ao lado de quem amamos. Somos finitos e precisamos usar todo tempo que temos a favor de nossa felicidade, afinal, como Claire diz em uma passagem  do livro “Todas as telas permanecem em branco até decidirmos colori-las”, ou seja, nosso tempo passará em branco até decidirmos fazer algo que valha a pena. Gostaria de agradecer pela oportunidade e mandar um enorme beijo a todos. Obrigado.

 

Lucas de Andrade Melo, é um jovem de 18 anos que assina suas obras com o pseudônimo L.A. Melo. Lucas é morador do Rio de Janeiro e além de aquariano, é escritor. Já publicou seu primeiro livro intitulado “Antes Que o Tempo Acabe” e sua outra paixão além da leitura e a escrita, sem dúvidas é o cinema. Mesmo já tendo escrito três livros, ainda tem muitas histórias para contar.    

 

 

 

 

 Escrito por: Taísa Ferreira



© 2017, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *