Dia Internacional da Mulher: Grandes Escritoras



Ao longo dos anos vários autores se tornaram famosos e consagrados com obras que se tornaram imortais assim como o seu nome. Dentre estes grandes nomes eram de mulheres. Assim, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher vamos listar alguns desses grandes nomes femininos que tornaram a nossa literatura mais rica.

Agatha Christie

PD*30971634

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890 no Sudoeste da Inglaterra. Agatha foi educada em casa pelo seu pai, mas sua mãe não queria que ela aprendesse a ler antes dos oito anos de idade. Porém, Agatha aprendeu a ler sozinha aos cinco anos de idade. Aos 15 anos começou a ter aulas de piano e canto, mas sua timidez a impossibilitava de se expor para muitas pessoas. Aos 18 anos começou a escrever pequenos contos e alguns deles chegaram a ser publicados.

Seus livros com histórias de detetive começaram a serem escritos durante a Primeira Guerra Mundial e o primeiro título a ser publicado foi The Mysterious Affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles) e depois desse, mais de 80 livros foram escritos e publicados pela autora.

Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976.

Jane Austen

jane_austen

Jane nasceu em 1775 na Inglaterra. Considerada uma das maiores personalidades femininas da história e uma das primeiras escritoras a ser reconhecida ainda em vida.

Teve grande contato com o mundo literário ainda jovem, pois seu pai, o reverendo George Austen possuía muitos livros dentro de casa e sempre incentivou muito seus filhos a lerem.

Durante a adolescência começou a escrever pequenos textos apenas para divertir sua família, mas após a morte de seu pai em 1805 sua família passou a ter problemas financeiros e Jane decidiu escrever romances para ajudar nesse momento.

Sua primeira publicação foi assinada apenas como “By a Lady”, sem inserir o seu nome, mas o sucesso foi tão grande que incentivou Jane a escrever mais e seu segundo livro também ficou muito conhecido e logo Jane Austen passou a ser conhecida por toda a sociedade.

Morreu em julho de 1817 devido a complicações de saúde. Há poucos retratos de Jane e o único autêntico se encontra em Memórias, de Austen-Leigh.

Os livros de Jane Austen retratavam a vida, o cotidiano, as dificuldades da vida, a religião e o amor.

Clarice Lispector

clarisse_lispector

Clarice nasceu em 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, onde recebeu o seu nome de batismo Haia. Veio para o Brasil com sua família (o pai, a mãe e duas irmãs mais velhas) em 1922, onde todos trocaram de nome por iniciativa de seu pai. A partir desse momento Haia passou a se chamar Clarice.

Em 1925 mudou-se com sua família de Alagoas para Pernambuco.

Em 1939 começa o curso de direito na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro que seria concluído mais tarde em 1943 e paralelamente trabalhando como secretária, em um escritório de advocacia e em um laboratório. Em 1940 começa a trabalhar como redatora e repórter da Agência Nacional.

Autora de vários romances e contos, Clarice é reconhecida como uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Suas obras são repletas de fatos do cotidiano e de tramas psicológicas.

Nora Roberts

nora_roberts

Eleanor Marie Robertson nasceu em 10 de outubro de 1950 no estado de Maryland nos EUA.

Durante uma nevasca em 1978, Nora ficou presa em sua casa e como não havia como sair decidiu começar a escrever.

Usou diversos pseudônimos como Sarah Hardesty, Jill March e J.D. Robb. Foi a primeira mulher a destacar-se na Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos.

Já produziu e publicou mais de 160 romances com grande parte no gênero suspense romântico e algumas obras adaptadas ao cinema.

Danielle Steel

danielle_steel

Danielle Fernade Dominique Schuelein-Steel nasceu em 14 de agosto de 1947 na cidade de Nova Iorque, mas passou grande parte da sua infância na França. Quando adolescente escrevia poesias, mas somente em 1973 que seu romance Going Home (O Apelo do Amor) foi editado.

Conhecida por suas histórias com dramas românticos, já vendeu quase 600 milhões de cópias, com 22 obras adaptadas para o cinema e já estando presente na lista dos maiores best-sellers.

Em 2001 estava entre as “30 Mulheres mais Poderosas da América” segundo o Ladies’ Home Journal.

Cecília Meireles

Cecília_Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901 no Rio de Janeiro. Aos nove anos começou a escrever poesias e aos 18 anos publicou seu primeiro livro de poesias, Espectro. Também atuava como jornalista fazendo publicações sobre os problemas na educação.

Com mais de 50 obras publicadas, em 1939, publicou o livro Viajem, do qual lhe concedeu o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

J.K. Rowling

JK_Rowling

Joanne Rowling nasceu em 13 de julho de 1965 na Inglaterra.

Escreveu seu primeiro livro aos 6 anos de idade intitulado como Rabbit e descobriu que queria ser escritora.

Se formou em Bacharel em Francês e em Línguas Clássicas em 1986 e trabalhava como secretaria da Anistia Internacional em uma organização que lutava pelos direitos humanos e contra os abusos a esses direitos.

J.K. Rowling nunca parou de escrever, porém Harry Potter foi a ideia que havia lhe deixado mais entusiasmada. Enquanto esperava seu trem que atrasou por quatro horas, e sem nenhum papel e caneta J.K. pensou em toda a história colocando-a no papel mais tarde e criando um dos livros mais vendidos.



© 2016, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *