15 dicas de como conservar seus livros


Qual a maior dificuldade para quem ainda não conseguiu se acostumar com e-books? Manter os livros em bom estado. Impedir que traças, poeira e mofo estraguem nossos queridos livros parece ser uma missão impossível. Cada pessoa tem uma receitinha para isso, tem um hábito para aquilo, mas são tantas informações que por fim deixam qualquer um doido. Por isso, listamos abaixo 15 dicas de como conservar seus livros e sua estante para impedir que você tenha dores de cabeça futuramente ou tenha que gastar para recuperar seus livros.

15 dicas de como conservar seus livros

  1. Mantenha suas mãos limpas 

    A primeira dica pode ser tanto para a manutenção quanto para NUNCA fazer com um livro. Não use o seu livro com as mãos sujas. Mesmo que você acredite que sua mão está limpa, lembre-se que ela produz uma oleosidade própria que, em contato com os livros, podem manchá-los com o tempo.

  2. Local Arejado

    Mantenha seus livros sempre em local arejado. O cômodo onde os livros ficam devem ter as janelas sempre abertas para a entrada do ar. Um local arejado ajuda a eliminar as possíveis traças e mofo em seus livros.

  3. Longe das traças

    Saco de organza

    Se você quiser afastar de vez as traças prepare um saquinho de organza (como os da foto ao lado) com cravo e deixe em um cantinho na sua estante.

  4. Nada de umidade

    Coloque sua estante ou prateleiras em locais onde não há umidade, pois esta pode danificar seu livro causando bolores nas folhas.

  5. A parede pode gerar umidade

    Nunca deixe a estante encostada na parede. Por mais que você não note, as paredes ficam mais úmidas em uma parte do dia e essa pouca umidade é o suficiente para produzir bolores nas folhas e deforma-las (deixando com aquele aspecto de que foi molhada).

  6. Estantes fechadas

    Se você optou por estantes que sejam fechadas, deixe-as abertas frequentemente para arejar o local. Lembre-se que um livro pouco arejado pode atrair traças e mofo.

  7. Posição de guardar os livros

    A melhor forma de guardar seus livros é sempre na vertical. Se você coloca-los na diagonal, com o tempo ficarão danificados na parte inferior. Se coloca-los deitados um sobre os outros pode amassar a capa.

  8. Limpeza é tudo

    Retire seus livros e faça uma limpeza na estante/prateleira com pano úmido e vinagre. Isso ajuda a retirar os possíveis bolores que se formaram ali. Depois passe um pano seco para retirar o excesso do produto e espere o local secar totalmente antes de devolver seus livros ao lugar deles. Faça isso, se possível, no máximo a cada 3 meses.

  9. Retire o pó

    Quando retirar os livros para a limpeza passe um pano seco para retirar melhor o pó e deixe-os ao sol por alguns minutos, assim qualquer umidade e bolores presentes nas páginas irão desaparecer. Mas fique atento! Não deixe seus livros por muito tempo no sol pois ele pode desbotar as capas.

  10. Capas de couro

    Livros com capas de couro devem ser limpos com um pano úmido com vinagre ou óleo de linhaça e depois deve-se passar um pano seco para lustrar.

  11. Os livros precisam respirar

    Se tiver um pouco mais de tempo (e paciência) folhei os livros para que possam receber ventilação nas folhas também. Mesmo em um local arejado o ar pode não conseguir fluir entre as páginas, já que os livros estão sempre bem próximos um do outro.

  12. Não encape seus livros

    Encapar ou colocar os seus livros dentro de sacos plásticos pode não ser uma boa ideia. Se os seus livros precisam de ventilação eles não podem ter algo que bloquei o ar chegando a eles. Não é porque eles estão encapados que a umidade e o bolor já não estejam neles.

  13. Mofo

    Caso seu livro já apresente bolor passe um pano úmido (torça bem o pano) com uma mistura de água e vinagre (sim, a mesma do item 6). Passe aos poucos e com muito cuidado apenas sobre o bolor para não danificar o livro. Antes de fazer isso, certifique-se de que as páginas estão secas, caso contrário seque-as primeiro.

  14. Longe da poeira

    Nunca deixe acumular poeira em seus livros. Principalmente para quem tem muitos livros, fica muito difícil retira-los toda semana para limpar. Sendo assim, passe um espanador ou um pano seco e limpo, sobre e ao redor dos livros apenas para retirar a poeira, que pode conter ácaros que danificam a estrutura do livro.

  15. Procure um especialista

    Caso seu livro esteja muito danificado com a ação do tempo é recomendável que você procure especialistas em realizar a limpeza e restauração do volume. Mas os mantendo sempre livres da umidade, da poeira e limpos você dificilmente terá este tipo de problema.

 

Infelizmente manter os livros em bom estado requer um pouco de trabalho, mas ter um livro estragado por causa da umidade, das traças e mofo não é a melhor coisa e pode te dar muita dor de cabeça. Então, melhor prevenir do que remediar.

Você conhece mais alguma dica de como manter os livros sempre bem conservados? Então deixe aqui nos comentários e enriqueça esse post. A sua participação e opinião são essenciais para o nosso blog.

Se você quer receber nossas publicações por e-mail sempre que forem lançadas, assine o BOLETIM localizado no rodapé do site.

Escrito por: Taísa Ferreira Dias


© 2016, www.salaliteraria.com.br. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *